Hermilo Borba Filho e José Luiz Passos são os homenageados

“Histórias memória história” será o tema da terceira edição da Feira Nordestina de Livros (Fenelivro), que acontece de 20 a 24 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento vai homenagear o romancista e teatrólogo Hermilo Borba Filho que este ano, completaria 100 anos e o escritor José Luiz Passos, que se destaca também como professor de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade da Califórnia (UCLA) nos Estados Unidos.





Já estão confirmadas atrações como o escritor português Gonçalo M. Tavares, a especialista em biografias Regina Echeverria, o cronista Xico Sá e os poetas Tico Santa Cruz (ativista social e vocalista da Banda Detonautas) e Claufe Rodrigues, também jornalista do programa Globo News Literatura.

Outra atração será a participação da culinarista e apresentadora de TV Bela Gil, autora de três livros de gastronomia e que fará demonstração de receitas sempre buscando o equilíbrio e a saúde.
“A Fenelivro vai reverenciar dois pernambucanos da Mata Sul, Hermilo, natural de Palmares e sua importante contribuição para a literatura e o teatro regional e José Luiz Passos, de Catende, que se projeta como um expoente da moderna literatura brasileira”, destacou o jornalista Evaldo Costa, curador da Fenelivro. O evento é uma realização da CEPE e da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e conta com o apoio institucional do Governo do Estado.

OFICINA - Além de proferir palestra e sessão de autógrafos, Gonçalo M Tavares vai comandar a oficina “Literatura e Imaginação”. Será uma oportunidade única para escritores e estudantes se atualizarem com um autor de projeção internacional vencedor de importantes prêmios entre os quais o José Saramago 2005 e o  LER/Millennium BCP 2004, com o romance Jerusalém (Ed. Caminho); o Grande Prêmio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco com Água, cão, cavalo, cabeça (Caminho 2007); Prêmio Melhor narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores; Duas vezes Portugal Telecom (Brasil, 2007, 2011) e Prix Littéraire Européens 2011.

Outro destaque da programação será um seminário sobre a vida e a obra de Hermilo Borba Filho. A CEPE está relançando várias obras do escritor e teatrólogo como a novela Os ambulantes de Deus e uma compilação de contos que reúne O general está pintando (1973), Sete dias a cavalo (1975) e As meninas do sobrado (1976). Até o final do ano será lançado todo teatro de Hermilo em um único tombo e um livro sobre o Teatro Popular do Nordeste (TPN) do professor e pesquisador Luís Augusto Reis.​

Comentários

Postagens mais visitadas