Programação da Fenelivro!


20 a 24 de setembro de 2017
Centro de Convenções, Olinda - PE


Tema geral:
“Histórias memória história”
20 a 24 de setembro de 2017
Centro de Convenções, Olinda – PE

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

ESPAÇOS PARA INTERAÇÃO
A programação terá debates, oficinas literárias e lançamentos de livros, divididos em quatro salas:
  • Ascenso Ferreira
  • Renato Carneiro Campos
  • Mário Melo
Palco principal – Apresentações artísticas de estudantes e shows de Maciel Melo, SaGrama, Frei Damião e Noise Viola.
Cantinho da Trela – Todos os dias com recreações, brincadeiras e contações de histórias.
Café Literário Santa Clara – Declamação de poesias, encontro entre autores e leitores, sessões de autógrafos. Participação dos escritores da UBE Garanhuns.

OFICINAS E EXPOSIÇÕES
Oficinas:
Gonçalo M Tavares – “Literatura e Imaginação”. Sala Renato Carneiro Campos – Dia 24.09. Das 14h às 17h. Inscrições pelo email oficinafenelivro@gmail.com. Serão selecionadas 20 pessoas. Prioridade para escritores, estudantes e professores de Letras e Comunicação interessados na carreira de escritor.


Raimundo Carrero – Criação literária. Dias 20, 21 e 22. Oficinas independentes das 9 às 11h para 20 pessoas, por dia. Sala Mário Melo.

Minicurso:
Severino Rodrigues – Mistério, aventura e romance na literatura para jovens. Estande da Editora Varejão. Dia 24.09. A partir das 10h.

                  Estandes permanentes:
1. Hermilo Borba Filho – Centenário do seu nascimento.
2. Aloísio Magalhães –  90 anos do seu nascimento. Mestre do design moderno no Brasil.
3. Revolução de 1817 – Bicentenário da Revolução.
4. Biblioteca Pública Estadual –  Livros e documentos históricos.        
5. Arquivo Público Estadual – Livros e documentos raros.
6. Comissão de Verdade – Documentos histórico

PROGRAMAÇÃO DO DIA 20.09
9h Abertura da Fenelivro – Com todos os mais de 50 estandes funcionando.
9h– Na sala Mário Melo. Oficina de criação literária com Raimundo Carrero. Dias 20, 21 e 22. Oficinas independentes das 9 às 11h para 20 pessoas, por dia. Inscrição por ordem de chegada.
10h – Apresentações das escolas no palco principal
18h30 – Sala Ascenso Ferreira – Homenagens a Hermilo Borba Filho (póstuma) e a José Luiz Passos.
19h Palco principal - Tico Santa Cruz – performance poética e musical. Sessão de autógrafos dos seus 3 livros. Ativista social e vocalista da Banda Detonautas.
19h 30 – Sala Ascenso Ferreira - Debate sobre “Pesquisa histórica e Literatura” e lançamento do novo livro de José Luiz Passos  Antologia fantástica da República Brasileira”. Palestra e debate com participação do editor Schneider Carpegiani e do historiador George Cabral.
21h - Encerramento

PROGRAMAÇÃO DO DIA 21.09
9h –  Abertura da Feira
9h– Na sala Mário Melo. Oficina de criação literária com Raimundo Carrero. Dias 20, 21 e 22. Oficinas independentes das 9 às 11h para 20 pessoas, por dia. Inscrição por ordem de chegada.
10h – Apresentações das escolas no palco principal
13h Palco Principal - Show: Sandoval Ferreira (show humor cordel e repente) UBE Garanhuns.

14h - Sala Renato Carneiro Campos - Mundo Geek – Bate Papo Com O Mestre Em Quadrinho: Fábio Paiva e alunos de Pedagogia.

15h – Sala Ascenso Ferreira - Colégio Militar do Recife: MPB (alunos tocam instrumentos) e citação filosófica na redação do ENEM
16h– Na sala Mário Melo. Debate sobre “Designer Gráfico e Jornalismo Cultural”, com a participação de designers de periódicos de cultura Jaíne Cintra, Hallina Beltrão e Jânio Santos e com mediação do editor e jornalista Schneider Carpeggiani.
18h – Palco principal – Apresentação do Coral do Colégio Equipe
19h – Sala Mário Melo - Debate e lançamento do novo livro do jornalista Xico Sá, “A Pátria em Sandálias da Humildade”, com a participação do escritor e jornalista Evaldo Costa.
19h – Palco principal – Show do grupo SaGrama.
19h30 – Sala Ascenso Ferreira -  Debate sobre a obra de Hermilo Borba Filho, com o escritor Luís Reis (teatro) e Luiz Roberto Leite Farias, estudiosos da obra de Hermilo. Mediação do diretor de teatro Carlos Carvalho. Após o debate, livros de Hermilo serão lançados no estande da Cepe.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 22.09
9h– Na sala Mário Melo. Oficina de criação literária com Raimundo Carrero. Dias 20, 21 e 22. Oficinas independentes das 9 às 11h para 20 pessoas, por dia. Inscrição por ordem de chegada.
9h– Na sala Ascenso Ferreira. Colégio Militar do Recife: Exposição de Artes Plásticas + oficina fábrica de livros para crianças + recital de cordel
14h - Sala Mário Melo - Palestra: Com Albérico Fernandes - A realidade da literatura no ensino médio e mudanças. UBE Garanhuns

15h30 – Sala Mário Melo - Palestra com a escritora infantil Lenice Gomes com o tema: No lume da palavra- histórias, parlendas, trava línguas e advinhas. Em seguida a escritora Lenice Gomes   autografa seus livros   no estande   da Editora Paulinas.

16h30- Sala Mário Melo – Palestra e lançamento do livro “Outros cantos” (Alfaguara) da escritora Maria Valéria Rezende. Com esta obra ela foi classificada para final do Prêmio São Paulo de Literatura.

18h – Sala Ascenso Ferreira - Sexualidade e Vida Afetiva com foco na saúde e na qualidade de vida, com a sexóloga Carmen Janssen. Foco é desmistificar este tema para que homens e mulheres possam desfrutar de relações mais harmoniosas e satisfatórias, no âmbito da vida afetiva, sexual, familiar e social. A superação de inseguranças relacionadas ao sexo, cumplicidade na intimidade, prevenção e satisfação sexual.  Após a palestra será aberto espaço para perguntas e na sequência haverá sessão de autógrafos dos livros “Inteligência Sexual – afetividade, prazer e sensualidade na vida a dois” e “Massagem Sensual para Casais Enamorados”.
19h – Sala Mário Melo - Palestra com  João Luís Corrreia , doutor em Bíblia e  professor da Unicap. Tema: O amor e suas Múltiplas formas (Ed. Paulinas)

19h30 – Sala Renato Carneiro Campos- Debate sobre literatura inspirada no cinema. Com o editor Wellington de Melo e produtor cinematográfico João Vieira Jr. Lançamento e sessão de autógrafos das edições artesanais "Joaquim" e "Aquarius", com os escritores Bernardo Brayner, José Luiz Passos, Maria Valéria Rezende, Nivaldo Tenório, Ricardo Lísias, Ronaldo Correia de Brito e Sidney Rocha.
20h – Palco principal - Apresentação do grupo musical Noise Viola.


PROGRAMAÇÃO DO DIA 23.09
9h – Abertura da feira
9h – Sala Mário Melo-  Mesa de debates sobre o legado do Mons. Adelmar da Mota Valença – Memórias. Com o Pe. José Émerson e Manoel Neto. No da UBE Garanhuns tem exposição sobre o  Mons. Adelmar da Mota Valença – Memórias.
11h – Sala Ascenso Ferreira - Debate sobre o tema “Intervenção” apresenta o romance “A vista particular” e algumas publicações que o escritor Ricardo Lísias realizou nos últimos anos discutindo a questão da representação. O autor irá apresentar algumas de suas inquietações e colocar as questões que estão norteando seu trabalho. Ricardo Lísias também está na final do Prêmio SP de Literatura.

11h –  Sala Mário Melo - Mini palestra, com Dom Bruno Carneiro LiraTema: Leitores Salmistas e Ministros da Palavra. Logo após: autógrafos no estande da Edições Paulinas.

14h –  Sala Mário Melo - Debate “Panorama Atual da Literatura no Brasil”, com o poeta e jornalista Claufe Rodrigues, que integra o programa Globo News Literatura. Participação do escritor Ronaldo Correia de Brito e mediação da jornalista Adriana Dória Matos.
15h30 – Sala Renato Carneiro Campos-Debate Revista Continente debate: "a cultura popular no contemporâneo"

16h –  Sala Mário Melo - Palestra e lançamento. Livro: Um Mês  com a Rainha do Céu Com os autores: Irmã Ivonete Kurten e Francisco Eduardo. Edições Paulinas
14h30 – Sala Renato Carneiro Campos-  Palestra sobre adaptação de livros literários à linguagem de Histórias em Quadrinhos. Com o ilustrador Pedro Zenival (1817, amor e revolução).
16h30 – Palco principal - Eliminatória do concurso musical     ArtDom (voz e violão) promovido pelo Colégio Dom (Olinda)
18h30 - Palco principal -  Pocket de Frei Damião. Após o show sessão de autógrafos no estande da Ed. Paulinas.
19h – Palco principal – Show com Maciel Melo.
19h – Sala Ascenso Ferreira - Debate com a escritora, blogueira e youtuber Mirela Paes sobre a importância da leitura e o empoderamento feminino jovem. Lançamento do seu novo livro Destinos Cruzados.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 24.09
9h - Abertura da Fenelivro.
10h – Sala Ascenso Ferreira-  Debate “A Ditadura Desvelada”, sobre o trabalho de cinco anos da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Camara. Coma participação de integrantes da Comissão e mediação do jornalista Ricardo Leitão.
15h– Sala Mário Melo - Debate e lançamento do livro “O Massacre da Granja São Bento”, de Luiz Felipe Campos, com a presença do autor, do relator do caso na Comissão da Verdade Manoel Moraes e mediação do jornalista Sérgio Montenegro Filho. Na sequência sessão de autógrafos.
19h – Sala Renato Carneiro Campos – Palestra de encerramento com o escritor português Gonçalo M Tavares que terá como tema: Literatura, imaginação e realidade
21h – Encerramento da feira

EDITORAS COM PROGRAMAÇÃO PARALELA NA FENELIVRO
Além da programação oficial focada no tema central da Fenelivro, “Histórias Memória História” as editoras participantes têm espaço para lançamento de livros e promoção de debates.

Comentários

Postagens mais visitadas